Novidades muito em breve!!! :D

Biomas



Biomas são regiões dos mundos de Minecraft que possuem características próprias, como temperatura, tipos de árvores, cores do céu e etc. Quando um jogador cria um mundo, ele é colocado em um bioma aleatório do mapa, que dependendo qual for, poderá afetar diretamente na jogabilidade. Existem ao todo 10 biomas no Minecraft. Conheça todos eles nesse post!

Mas primeiro, vou responder algumas dúvidas frequentes que as pessoas têm sobre os biomas...

Como faço pra saber em qual bioma de Minecraft eu estou?
R: Pressione a tecla F3 e o nome irá aparecer perto das coordenadas, em inglês.

Como faço pra escolher um bioma específico pra nascer na hora de criar um mundo?
R: Atualmente não existe essa possibilidade in-game, os mundos são feitos de forma totalmente aleatória.

De que forma nascer em um bioma especifico pode afetar minha jogabilidade no futuro?
R: De várias formas. Por exemplo, se você nascer em um bioma gelado, será mais complicado fazer uma plantação pois a água congela ao ar livre, o que não acontece em outros biomas. Por outro lado, se você nascer no deserto não terá animais e nem sementes pra plantar.

Nasci em um bioma (ex: Selva) e gostaria de me mudar pra outro (ex: Montanhas), como faço isso? Vou ter que resetar o mapa?
R: Saia andando pelo mundo até achar o bioma que você quer. Mas se você não encontrar, a melhor forma é criar outro mundo mesmo.

Agora sim vamos falar sobre os biomas e suas características.


Floresta (Forest)

Um bioma com bastante árvores, sendo um dos melhores pra jogar em Modo Sobrevivência por ser fácil encontrar madeira. Algumas elevações podem ser encontradas no terreno (que eu chamo de mini-montanhas). Nascem bastante animais nesse bioma, principalmente os lobos.


Deserto (Desert)

Semelhante aos desertos de verdade, o deserto de Minecraft é composto inteiramente de areia e cactos. Não existem árvores por aqui, apenas arbustos mortos. Não nascem animais e também nunca chove ou neva. Também é possivel encontrar Vilas NPC e pirâmides nesse bioma.


Planicie (Plains)

Um ambiente plano e quente, com poucas árvores e algumas mini-montanhas. Nascem bastante animais por aqui, e é um bom lugar para encontrar cavalos. Ravinas também são comuns. Ocasionalmente, você pode encontrar Vilas NPC nesse bioma.


Taiga

Um bioma de gelo, com muitas árvores e lugares altos. Não há chova e sim neve. A água congela nesse bioma, tornando a plantação mais difícil. Nessa região nascem vários animais, principalmente os lobos - em grandes quantidades!


Tundra (Ice Plains ou Ice Mountains)

Mais um bioma de gelo, com poucas árvores misturando áreas planas com montanhas. A água congela e também cai neve aqui, como na Taiga. Ravinas são comuns. É basicamente igual o bioma de planície, mas com gelo e algumas montanhas.


Pântano (Swampland)

Um bioma bem bonito, que alterna entre regiões secas e regiões planas. Existem bastante árvores, todas com vinhas. É o unico lugar onde nascem slimes naturalmente, fora das cavernas. A terra é dividida em várias ilhas e ravinas são muito comuns. Outro grande destaque desse bioma são suas cores escuras, e a presença de cogumelos na terra e vitórias-régia na água. Cabanas de bruxas também nascem nessa região.


Selva (Jungle)

Um bioma tropical, com árvores gigantes (algumas com vinhas igual no pântano) e muitas, muitas folhas. Nas árvores crescem sementes de cacau, que pode ser usado para fazer biscoitos. Você também pode encontrar templos abandonados dentro da selva. As jaguatiricas nascem somente nesse bioma. Por ter muitas árvores, é uma região que demora muito para carregar, causando certa lentidão em computadores mais antigos.


Montanhas (Extreme Hills ou Extreme Hills Edge)

Um bioma com muitas montanhas e poucas árvores. Algumas montanhas chegam a até 100 blocos de altura (ou mais). É um belo lugar pra construir uma casa e ter uma boa visão das coisas, mas também é muito perigoso: cair de uma montanha é morte na certa! Também é o mais recomendado pelos que gostam de minerar, por ser o bioma mais fácil de achar esmeraldas.


Bioma de Cogumelo (Mushroom Islands)

É o bioma mais raro de Minecraft. Para encontrar um desses é preciso andar muito! Nesse bioma não há grama e sim micélio. E em vez de árvores, crescem cogumelos gigantes em toda a área (mas ainda assim é possivel plantar árvores). As coguvacas (mooshrooms) são os únicos animais que nascem nessa região. Mobs hostis não nascem nesse bioma, tornando assim um lugar seguro pra morar.


Oceano (Ocean)

Sim, o oceano também é considerado um bioma nos códigos do jogo. Assim como os oceanos de verdade, ele possui água (rly?) e relevos de areia e terra debaixo d'água. Também é possível encontrar argila no oceano. E com um pouco de sorte, achar ravinas abertas e minas abandonadas. Lulas nascem dentro da água também. O oceano não tem limite de tamanho, podendo ser um simples rio separando duas ilhas até atingir 100.000 blocos.

Qual o bioma de Minecraft que você mais gosta de jogar? E o que você menos gosta? Deixe seu comentário.

Leia também:

Arquivo MSL

Posts Recentes

Licença Creative Commons