Como deixar o Minecraft mais rápido



Apesar de ser um jogo relativamente pequeno, o Minecraft ás vezes pode não funcionar com perfeição em todos os computadores. Lentidão, travamentos e erros na placa de vídeo aparecem bastante pra quem não tem um PC com um hardware de última geração. Eu mesmo passo por isso, então vou compartilhar com vocês algumas dicas que aprendi para ganhar mais alguns FPS no jogo. 

Não sinta vergonha de ler esse tutorial e nem diga que seu PC é um lixo por não rodar Minecraft, afinal nenhum computador roda Minecraft direito. Isso por que o jogo não pára de renderizar. Os mundos são 'infinitos' então é impossível não haver uma travadinha. Seguir esse tutorial não vai fazer seu Minecraft rodar tudo no máximo como num passe de mágica, mas já ajudará bastante.

Altere as configurações de vídeo

É a primeira coisa que se deve fazer se o Minecraft ficar lento. Primeiramente, você deverá trocar os gráficos de Fancy para Fast, deixar o render distance em Short ou Tiny, desativar os efeitos de iluminação e minimizar as partículas (ou pelo menos deixar em Decreased). Os gráficos do jogo vão ficar um pouquinho mais feios, mas valerá a pena.


Desative o som e a música

O Minecraft é cheio de sons, principalmente se você ficar perto de coisas que emitam sons (água, lava, portal do nether ou uma horda de zumbis). De fato, com tantos sons para serem carregados ao mesmo tempo o jogo ficará mais lento, por isso desativá-los é uma boa idéia. Tirar a música de fundo também ajuda - como eu não curto ela, não me faz falta.

Texturas Minimalistas

Você também pode tentar instalar uma textura que tenha menos detalhes. Aqui mesmo no blog já foi postada uma textura desse jeito (clique aqui para conhecê-la). Ainda existem texturas de resolução 8x8. Elas são menores que a textura padrão, que é 16x16, e é claro que usando uma dessas os gráficos também não ficarão tão simpáticos mas a jogabilidade vai melhorar.


Jogue em tela cheia

Isso fará com que o Minecraft seja a única janela aberta no computador, garantindo mais rapidez.

Apelando para os Mods

Se nada disso está funcionando, você ainda pode tentar instalar o Optifine. Com esse mod é possível desativar várias coisas que pesam na aparência do Minecraft, como as animações da água e da lava. Claro que isso também fará com que o visual do jogo fique mais feio, mas é um sacrifício necessário se você quiser rodar o jogo de boa.

Por outro lado, o Optifine também pode ser usado para deixar os gráficos mais bonitos, além de permitir a instalação de texturas com resoluções maiores que o padrão. É um mod útil, tanto pra quem busca mais velocidade quanto pra quem busca beleza. Você pode baixá-lo clicando aqui


Não exagere nos mods

Quanto mais mods você tiver instalado, mais a pasta do jogo ficará pesada e consequentemente o jogo ficará mais lento. Então procure não exagerar, ainda mais se forem os que modificam a aparência. Adeus, Shaders!

Lentidão em servers

Muitas pessoas reclamam de lags e travamentos em servidores online. Bom, isso não tem muito a ver com o hardware do computador, afinal, quanto mais pessoas o servidor tiver, mais ele ficará lento. Outro ponto que também causa lentidão em servers é onde ele está localizado. Servidores gringos possuem muito mais lag do que um hospedado no Brasil, por exemplo.

Fora do Minecraft... o que dá pra fazer?

Nem sempre o problema está no jogo. Às vezes a causa da lentidão pode ser relacionada ao seu computador. Veja o que você pode fazer em sua máquina para acabar com o lag:

- Não abra outros programas quando for jogar Minecraft
- Desative o tema Aero do Windows Vista/7
- Se continuar lento, ative o tema Clássico do Windows
- Atualize o seu Java e também o driver da placa de vídeo
- Compre peças mais potentes para seu computador
- Abra o Gerenciador de Tarefas, clique em "Processos" e procure o programa Javaw.exe. Clique com o botão direito nesse processo, vá em "Definir Prioridade" e deixe em "Alta"


E você? Tem mais dicas para deixar o Minecraft mais rápido? Comente!

Arquivo MSL

Posts Recentes

Licença Creative Commons