Novidades muito em breve!!! :D

Curiosidades #7 - Coisas que você não sabia sobre o Notch


Nascido em 01 de junho de 1979 na Suécia, Notch começou a se interessar por computadores ainda cedo, com 7 anos de idade. Ele usava um Commodore 128 do seu pai,  e começou a se interessar por programação aos 8 anos,. Conforme o tempo foi passando, ele foi crescendo e aprendendo cada vez mais sobre o assunto (especialmente em Flash e Java), até que em 2009 criou um jogo que o faria conhecido em todo o mundo. A sétima edição das Curiosidades Curiosas irá mostrar alguns fatos interessantes sobre Markus Persson, o criador do maior game independente da atualidade.

Ele não liga pra quem pirateia o Minecraft

Certa vez, um usuário entrou no Twitter do Notch e mandou uma mensagem pedindo pra ele lhe dar uma conta original do Minecraft de graça. É sério que tem gente que chega nesse ponto? 

Mas para a surpresa do jogador, a resposta de Notch foi “Pirateie o jogo. Se você ainda gostar quando puder pagar no futuro, então compre." E ainda completa, com um tom de ironia: "Não esqueça de se sentir mal." 
Segundo ele, um jogo pirateado não significa uma venda a menos, afinal, um jogador pirata que gostou do Minecraft pode mostrar o jogo pros amigos e os amigos podem se interessar e comprar o jogo, gerando mais vendas.

O Minecraft poderia ter sido um jogo da Valve

Em 2009, Notch foi chamado pra trabalhar na Valve, mas ele recusou o emprego, pois ele afirma não saber trabalhar em grupo.

Uma atitude que na época poderia até parecer idiota, pois recusar uma vaga na Valve, que (pra quem não sabe/lembra) fez a Steam e é criadora de grandes sucessos como Portal e Half Life, pra desenvolver jogos independentes sozinho era uma loucura e talvez ninguém o conhecesse como ele é hoje. Mas a decisão deu incrivelmente certo, pois o Minecraft acabou sendo um sucesso!

Ele faz várias doações

Em 2011, Notch já havia ganhado US$3 Milhões em dividendos pelas vendas do jogo. Mas ao invés de ficar com o dinheiro só pra ele, Notch decidiu dividir igualmente a quantia pra todos os outros funcionários da sua equipe, pois segundo o próprio, eles eram o motivo da Mojang ser o melhor lugar do mundo pra trabalhar.

Esse não é o primeiro registro de doação de Notch. Ele já doou dinheiro pra muitas instituições de caridade, como por exemplo a Médecins Sans Frontières (Médicos Sem Fronteiras) e EFF.

Ele trabalha em outros jogos

Antes (e depois) do Minecraft, Notch já criou muitos jogos. Até 2009 ele trabalhava no site de jogos flash King.com. Ele também foi um dos fundadores do MMO Wurm Online, embora hoje não trabalhe mais no game. Já fez vários joguinhos em Java para competições.

Após o sucesso de Minecraft, Notch parou de trabalhar na parte de criação do jogo em 2011 e começou a desenvolver mais dois games novos: Scrolls e 0x10c. O primeiro é um RPG e o segundo é um sandbox que se passa no futuro, este último sem data de lançamento.

Notch vs Bethesda


Como foi dito anteriormente, Notch está trabalhando em um jogo chamado Scrolls. Pois bem, antes do game ter sido lançado, ele já rendeu um processinho pra ele, em 2011. A Bethesda Softworks, criadora da aclamada série The Elder Scrolls, o processou por usar a palavra 'Scrolls' como nome de seu projeto. Notch quis resolver o problema da maneira mais gamer possível: ele propôs um duelo de Quake 3 contra alguém da Bethesda, e quem ganhasse automaticamente ganharia a causa também.

Apesar da boa idéia, o processo acabou indo pros tribunais comuns mesmo, e em 2012 Notch obteve a permissão pra usar o nome 'Scrolls' em seu jogo.

Seu escritório é super estiloso

Como você imagina que a Mojang é por dentro? Se você pensava que era uma sala cheia de computadores, você quase acertou. O escritório da Mojang é todo estiloso, com direito a sofás pomposos, TVs gigantes, peças de Lego, até a mesa de sinuca. Ah... como eu gostaria de trabalhar em um lugar assim, ein? Esse escritório é tão épico que até ganhou um post só pra ele aqui no blog - Conheça o escritório da Mojang.

Ele é fã do Deadmau5

Pra quem não conhece, o Deadmau5 (que se pronuncia Dead Mouse) é um DJ canadense, famoso por tocar usando uma máscara de rato. Ele é um jogador confesso de Minecraft e até já gravou um vídeo jogando. Ao saber que ele jogava Minecraft, Notch fez uma modificação no código do game pra que o cara pudesse usar as suas orelhas de rato na sua skin. E é por isso que Deadmau5 é o cara com a skin mais maneira do Minecraft (pois é o único que tem orelhas!)

Ele adora chapéus

Pode notar que a maioria das fotos do Notch ele sempre está de chapéu. Haha...

Ele é uma das pessoas mais influentes do mundo


Todo ano, a revista norte-americana Time faz uma pesquisa com seus leitores para que eles digam quais são as pessoas mais influentes do planeta. E no ano de 2013, adivinha quem pegou o segundo lugar nessa lista? Notch conseguiu 151,520 votos, ficando na frente de Barack Obama, Kin Jong Li, Beyoncé e David Bowie. O primeiro lugar ficou com o então presidente do Egito Mohamed Morsi. Notch é uma grande inspiração para os programadores independentes e curiosamente foi a única pessoa ligada a jogos que apareceu nessa lista.
••••••••••
Leia os outros posts dessa série:

Gostou desse post? Então deixe um comentário com sua opinião e curta a nossa página no Facebook. É de graça e ajuda o blog a crescer cada vez mais! Obrigado!

Arquivo MSL

Posts Recentes

Licença Creative Commons