Novidades muito em breve!!! :D

Dicas para Iniciantes #3 - Procurando Minérios



O mundo de Minecraft não se resume simplesmente a árvores, montanhas e água. Existem também cavernas enormes embaixo da terra para o jogador explorar e conseguir recursos essenciais, como os minérios por exemplo. Coletar minérios é importante para evoluir no jogo, pois você poderá construir ferramentas mais resistentes e também vários itens novos que poderão ser úteis futuramente.

Minerar é uma tarefa bem divertida, que pode entreter o jogador por horas. Porém é algo bastante perigoso quando ainda está se aprendendo a jogar Minecraft, pois você se torna uma presa fácil para os monstros. Sim... as cavernas são escuras e profundas - o lugar perfeito para os monstros se esconderem. E é lá que você tem que entrar para conseguir minérios. Nesse post de hoje, vamos aprender algumas dicas para minerar com segurança e não ser incomodado.

O que eu devo levar?

- Picaretas, para coletar os minérios 
- Espadas, para se defender dos montros
- Tochas, para iluminar e marcar o caminho
- Pás, para quebrar terra e gravel (cascalho)
- Comida (de preferência carne ou pão, pois recuperam bastante HP)
- Bússola e Relógio (opcional)

Coletando minérios


Os minérios são encontrados entre as pedras, podendo ser facilmente identificados por terem uma cor diferente. Existem ao todo 7 minérios no jogo, sendo que 6 deles são encontrados no mundo normal e 1 no Nether. Leia um texto mais detalhado sobre todos os minérios em nosso outro post:


Alguns minérios só podem ser coletados usando determinado tipo de picareta como o ferro, que só pode ser recolhido com uma picareta de pedra ou superior. Se for usado uma picareta de madeira, por exemplo, o minério vai quebrar mas não irá ser dropado para o jogador. Quebrar minérios com a mão também não funciona.

Proteja-se dos monstros!


Como já foi dito no começo do post, as minas são escuras fazendo com que nasçam vários mobs hostis dentro delas. Uma dica é aumentar o som do jogo e ficar bem atento pra saber se tem algum mob por perto andando; tome cuidado redobrado com os creepers, afinal, eles não fazem sons quando andam, podendo se aproximar do jogador sem que ele perceba.

As cavernas são divididas em camadas. Em certas camadas é mais comum aparecer um dos minérios em mais abundância. Por exemplo, o ferro, que pode ser encontrado nas camadas 12 até 0. (Para saber em que camada você está, aperte F3 e olhe as coordenadas de Y). 

Derretendo minérios


Os minérios como o ferro e o ouro precisam ser derretidos antes de serem usados para construir itens. Coloque os minérios em uma fornalha (com carvão, claro) e espere eles "cozinharem", formando barras de ferro ou de ouro.

Leia também os outros posts da série "Dicas Para Iniciantes" 

Arquivo MSL

Posts Recentes

Licença Creative Commons